Conheça as capacidades físicas relacionadas à saúde

Resistência aeróbia: condição de realização de atividades acima de três minutos. O gasto energético deve ser predominantemente suprido pelas gorduras. Vantagem: desenvolve o sistema cardiorrespiratório e atua no controle e na prevenção da obesidade.

Flexibilidade: é a amplitude possível do movimento em uma articulação. Ela é limitada pelos músculos, cápsula articular, ligamento, pele e ossos.

Composição corporal: é a porcentagem relativa de gordura e massa magra (ossos, músculos e tecidos) de que o corpo é composto.

Coordenação: habilidade de usar os sentidos (visão, audição etc.) com as partes do corpo (mão, braço, pernas, pé etc.) para executar tarefas motoras.

Força: é a habilidade de exercer força extrema, num curto espaço de tempo, para vencer uma resistência pesada.

Principais Grupos Musculares

CONCEITOS

QUALIDADE DE VIDA
É o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.


SAÚDE
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

EXERCÍCIO FÍSICO
É qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.
O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.