PIRÂMIDE DE ATIVIDADE FÍSICA

Os estudos demonstram que a atividade física regular é um importante aliado ao combate de doenças crônicas não transmissíveis. Entretanto, devido às condições atuais que determinam o estilo de vida moderno, tornou-se essencial à prevenção dessas doenças, estabelecendo outros parâmetros de atividade física. Assim, a partir da década de 90, tem-se tentado estender à sociedade o reconhecimento sobre a importância do exercício não programado ou espontâneo na melhoria da qualidade de vida e no controle e/ou tratamento da obesidade e outras doenças crônicas associadas.
Neste sentido, sabe-se que o aumento no nível de atividade física espontânea ou de lazer pode resultar em aumento do gasto energético diário e, conseqüentemente, da taxa metabólica diária.
Este conceito vem de encontro com a proposta da Pirâmide de Atividade Física. Ela apresenta de uma forma simples a importância na sua prática e regularidade de uma atividade, de acordo com o esforço físico necessário e de maneira a não prejudicar a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário